terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PALAVRA PASTORAL

PALAVRA PASTORAL

EXODO 18.13 - E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se (Moisés se acomodou, assentado, assessorado, com água fresca, sombra, boa poltrona, de manhã a até a tarde, não é tão stressante) para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. (o povo na fila, desconfortados de manhã até tarde, provavelmente sem alimentar, sem tomar água, talvez no sol)

EXODO 18.14 - Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, (Moisés estava sendo observado nos mínimos detalhes o que fazia ao povo, nós obreiros somos observados minuciosamente o que estamos fazendo, Moisés foi feliz em ser observado pelo seu sogro, que por certo usou da intimidade para lhe dar uma sugestão, às vezes nas observações feitas a nós, nunca somos questionados devido ao medo, temor e até respeito que as pessoas tem por nós, aí então precisamos discernir, ter visão e orientação de diretamente de DEUS) disse:
Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, (precisamos delegar poderes, não terceirizar, mas delegar e acompanhar as questões do povo e da igreja) e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? (todo povo estava em pé diante dele e ele sentado, todo conforto para ele, e para o povo nada, “O maior dentre vós será vosso servo. Mateus 23:11”
‘EXODO 18.15 Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; (sempre temos uma desculpa para os nossos atos assim como Adão: Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gênesis 3:12
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13
EXODO 18.16 Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
EXODO 18.17 - O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. (Moisés aqui é reprovado, os nossos observadores têm nos aprovados ou reprovados)?
EXODO 18.18 Totalmente desfalecerás assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. (Irmãos se ficarmos assentados o dia inteiro, vamos nos desfalecer, vamos ser potenciais sedentários vamos nos organizar senão vamos nos perder o controle da situação).
EXODO 18.19 - Ouve agora minha voz, (devemos estar dispostos a ouvir as sugestões “Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21 “,eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; (Moisés interceda pelo povo, ore pelo povo, o tempo que fica assentado e o povo na fila, utiliza-o em oração, Jejum aí Moisés, tudo se acomodará, e a fila acabará)
EXODO 18.20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. (Moisés ensina o povo, doutrina o povo)
EXODO 18.21 - E tu dentre todo o povo procura homens capazes, (tem um ditado que diz, Quem procura acha) tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;

EXODO 18.22 Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.

EXODO 18.23 Se isto fizer, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.

EXODO 18.24 - E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;
EXODO 18.25 E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.

EXODO 18.26 E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxe a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.
EXODO 18.27 Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra.
Presb.joel Isaias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário