sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALGUMAS LIÇÕES BIBLICAS SOBRE A FAMILIA.

(POR Presb.Joel Isaias d e oliveira)

DEUS INSTITUINDO O CASAMENTO A FAMILIA:

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;Gênesis 2:21
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:22

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:23

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24


A FALHA DE UM DOS CONJUGES, PODE TRAZER GRAVES CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMILIA:

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gênesis 3:12


E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13

RECOMENDAÇÕES PARA PAIS E FILHOS

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Efésios 5:22

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:28

RAQUEL PRESSIONA SEU MARIDO JACÓ:
HUM!... COMO É RUIM SER PRESSIONADO!

VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. Gênesis 30:1

MARIDO IRADO:
(Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26 )
Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre? Gênesis 30:2
DEUS SEMPRE TEM UMA SOLUÇÃO NA FAMILIA QUANDO HÁ ORAÇÃO:
E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. Gênesis 30:22
DEUS NÃO QUER FAMILIA ENVERGONHADA:

E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. Gênesis 30:23


PRINCIPIO DE UMA FAMILIA FELIZ, É SER ENSINADA E HAVER OBEDIENCIA ,DISCIPLINA E RESPEITO.

E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; Deuteronômio 11:19

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Provérbios 1:8

VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Efésios 6:1
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4


Ismael colocando em pratica o que aprendera com seu pai Abrão:

E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Gênesis 21:17

Isaque observando as coisas de DEUS, ensinado por seu pai Abrão:

Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Gênesis 22:7

RESULTADO DO BOM ENSINAMENTOS ANA E ELCANA

E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. 1 Samuel 3:19

FILHOS DESOBEDIENTES:
Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR. 1 Samuel 2:12

ELI MODERADO NO ENSINO, PAI COMPLACENTE NEGATIVAMENTE, HOFNI E FINÉIAS DESOBEDIENTES:

Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. 1 Samuel 2:22

Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR. 1 Samuel 2:24

Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? 1 Samuel 2:29

E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. 1 Samuel 2:34
E quanto a sogra ? Tantas anedotas dirigem a elas:
Elas também fazem parte da família!
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Rute 1:14

E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. Rute 2:11
E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se. Rute 2:18
Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz. Rute 2:19
Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra. Rute 2:23
E DISSE-LHE Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? Rute 3:1
Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado. Rute 3:6
E foi à sua sogra, que lhe disse: Como foi, minha filha? E ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera. Rute 3:16
Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra. Rute 3:17
E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. Mateus 8:14
E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. Mateus 8:15

SOGRO:
E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. Êxodo 3:1

Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz. Êxodo 4:18

Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Êxodo 18:6
Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. Êxodo 18:7
E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o SENHOR os livrara. Êxodo 18:8
Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus. Êxodo 18:12
Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Êxodo 18:14
Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Êxodo 18:15
O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Êxodo 18:17
E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; Êxodo 18:24
Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua Terra. Êxodo 18:27

CUIDADO:

E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Mateus 10:36

O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. Lucas 12:53


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8



(DEDICO ESTA MEDITAÇÃO AOS MEUS PASTORES):

Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Presidente Ministério do Belem, CONFRADESP E CGADB:
Pastor José Wellington Costa Junior
Pastor Vice Presidente Ministério do Belem, CONFRADESP E presicente do conselho da CPAD.

Pastor José Prado Veiga, Pastor setor 03 - Lapa, 2º SECRETÁRIO MINISTÉRIO - AD.BELEM, 1º SECRETÁRIO DA CONFRADESP E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TEMÁRIOS DA CGADB.

Pastor Francisco Guedes Maia: 1º coordenador do Departmento da família, setor 03 - Lapa.

Maestro Nilton Didini: 2º coordenador do Departamento da família, setor 03 - Lapa.
HOMENS PREOCUPADOS COM A PRESERVAÇÃO DA FAMILIA
HÁ DEUS TODA HONRA, GLORIA, LOUVOR E ADORAÇÃO.

(JOEL ISAIAS DE OLIVEIRA)

Nenhum comentário :

Postar um comentário